Exame de Cariótipo – O que é?







Boa parte dos abortos são causados ​​por problemas de cromossomos nos bebês. Na maioria dos casos, esses problemas surgem durante a formação do espermatozóide ou óvulo, quando não herdado dos pais as chances de que a próxima gravidez não tenha problemas é grande. Mas cerca de 5% dos casais com abortos recorrentes têm anormalidades cromossômicas em um ou ambos os pais, que podem recorrer em gestações futuras. Por isso, a maioria dos médicos sugerem testes cariótipo dos pais como parte de prevenção de causas recorrentes ao aborto.

Exame de cariótipo

O que é exame de cariótipo?

Um exame de cariótipo não é um teste completo para diagnosticar todos os tipos de problemas genéticos. O exame de cariótipo envolve a avaliação do número e estrutura dos cromossomos. Células humanas supostamente devem ter 46 cromossomos, então, um teste de cariótipo pode analisar alterações à partir desse número, assim como anormalidades nos cromossomos à medida que são formados. Os exames de cariótipos podem ser realizados em futuros pais, para detectar problemas subjacentes ou podem ocorrer durante a gravidez.

Alguns médicos incluem o teste de cariótipo como um exame de rotina, para casais com histórico de abortos. Já outros médicos aplicam o exame de cariótipo apenas em casais que acreditam correr o risco maior de ter algum problema relacionado. Normalmente, ambos os pais são testados, pois os problemas podem afetar tanto a mãe quanto o pai. A razão pela qual muitos médicos não aplicam o teste de cariótipos nos pais rotineiramente, é que mesmo que uma anormalidade for encontrada, não há nada que possa ser feito para resolver o problema.

Termos relacionados:

  • cariotipo só é realizado na placenta

Conteúdo relacionado a Exame de Cariótipo – O que é? :



Receba novidades sobre Exame de Cariótipo – O que é? no seu e-mail:


Os comentários estão fechados.