Dengue: sintomas e tratamento







Sintomas da dengue, cuidados, prevenção e tratamentos:

Nos anos passados, a dengue teve o mesmo efeito que a gripe suína de hoje, por se tratar de uma doença contagiosa e originada através de outros seres para os humanos, no caso da dengue, a transmissão foi gerada pela picada do mosquito (fêmea) que se chama Aedes Aegypti.

Mosquito da Dengue
Mosquito da Dengue

Quais os sintomas da dengue ?

Os sintomas da dengue são dados de duas maneiras, uma é a dengue clássica, que por sua vez, gera febre alta, dor nas costas, na cabeça e nos olhos, e em alguns casos apresenta escorrimento de sangue pela boca e nariz. Já a dengue hemorrágica é ainda mais complicada, pois é quando a pessoa fica contaminada pela segunda vez, e isso gera os mesmos sintomas da dengue clássica, porém até os cinco dias, depois pode ocorrer vômitos, tontura, dificuldades para respirar, dor no abdômen e aparecimento de sangue nas fezes, além de hemorragia internas e choque circulatório.

Cuidados e prevenção da dengue:

Não é possível acabar totalmente com os mosquitos transmissores da dengue, porém este número pode ser diminuído através de medidas necessárias e úteis para a saúde, ou seja, acabando com o lugar onde mora e se reproduz o mosquito, veja:

  • Evite deixar água parada em pneus, vasos, calhas e etc.
  • Não deixe sua caixa d’água aberta, muito menos poços e afins.
  • Não utilize água ao redor das plantas, cubra-as com terra ou até mesmo areia.
  • Utilizar cloro na água da piscina e tratar adequadamente para que não haja água suja e parada.
  • Avisar a um agente público do seu município sobre áreas de riscos.

Prevenção da Dengue
Cuidados com a dengue

Tratamento da dengue:

A dengue clássica não tem um tratamento específico, o melhor é descansar e alimentar-se de frutas, legumes e bastante líquido, além de procurar um médico, pois os infectados que tomarem analgésicos ou anti-térmicos (Aspirina, Melhoral, Doril, entre outros) poderão agravar os sintomas, gerando também uma hemorragia no organismo. Já a dengue hemorrágica que é a dengue clássica, porém pela segunda vez, a melhor coisa a se fazer é procurar rapidamente um médico, para que ele acompanhe e faça um tratamento para que não haja perdas de sangue e choque circulatório.

Vídeo da campanha contra a dengue

Termos relacionados:

  • O melhor tratamento para dengue

Conteúdo relacionado a Dengue: sintomas e tratamento :



Receba novidades sobre Dengue: sintomas e tratamento no seu e-mail:


3 respostas para “Dengue: sintomas e tratamento”

  1. Bárbara Vanessa 329 disse:

    bem legal isso =)) gostei mesm!!

  2. daysmaria disse:

    Eu estou com dengue já faz alguns dias, começou com forte dores de cabeça e desânimo pra tudo. Depois fiquei com febre de 39 graus e dores na vista. Ontem e hoje eu estou com dores quando respiro e a cabeça ameaça doer também.
    Enfim
    Eu gostaria de saber se posso comer todos os tipos de alimentação? Por exemplo, alimentos pesados, existe restrição?
    Obrigada. Atenciosamente Dayse.

  3. karina disse:

    Olá estou com dengue e tudo começou depois que voltei de uma viagem
    comi algo que nao me fez muito bem,e dai em diante comecei com diarreia, vomito febre 39 graus, dores de cabeça que nao passam e dores musculares mas nas partes inferiores (perna) perdi a vontade de comer pois tenho muitas nauseas faz 5 dias que ja estou assim.
    nao estou tendo mais febres so dores de cabeça